quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Busca do Conhecimento Pode Ser Uma Faca de Dois Gumes?

SIM, o conhecimento em sua diversidade pode ser uma faca de dois ou vários gumes para quem busca, pois muitos dos que observamos que buscam o aprofundamento do conhecimento, suas áureas se encontram densa e escura, analisando mais de perto, percebemos que suas emoções se encaminham para a obscuridade, pela vaidade de achar que é dono do saber, egoísmo no momento que este saber é industrializado ou restrito, orgulhoso em não aceitar outros saberes e nem procurar entender e compreender a caminhada e a realidade do próximo, ou seja, mesmo pela gama de conhecimento que adquiri e continua buscando, esta mesma pessoa pode se encontrar "doente psiquicamente" e com suas emoções totalmente "presa" e "nociva"... Com certeza é muito complicado chegar num equilíbrio Psiquico-Motor-Social.

"Vigiai e Orai, para não cairdes em tentação". - Jesus (Mateus, 26,41)

Na busca do conhecimento também podemos cair em várias tentações, ito é fato, assim muitas das vezes originando doenças no nosso corpo físico, alimentando pensamentos e sentimentos negativos e tendo péssimos relacionamentos com outras pessoas... Buscar o conhecimento para a contrução e que ele venha contribuir/somar para algo e não para destruir ou desvastar os outros... Creiamos que é umas das formas para se chegar ao equilíbrio... Portanto, o conhecimento pode libertar nós de nós mesmos, mas como também pode nos prender totalmente em nós mesmos!!!

Silvia Roldão Matos

Um comentário:

Reginaldo Roldão de Matos disse...

Oi, td bem? Achei bem interessante esta postagem, não tinha como não colaborar, acrescentado com o meu ponto de vista tb.... vamos entrar sobre um assunto sobre o CONHECIMENTO, ao meu ver TEM DOIS TIPOS DE CONHECIMENTOS...
VEJA: Tem o conhecimento do mal, ONDE o indivíduo para fazer o mal ELE TEM QUE CONHECER O BEM PRIMEIRO, ELE NÃO É INOCENTE, ele tem que ser muito ASTUTO para ENGANAR AS PESSOAS E COLOCANDO MUITO BEM AS SUAS PALAVRAS, PORQUE ANTES DE COMETERMOS ALGUMA COISA, PENSAMOS ANTES DE AGIR "ARQUITETAR" ISSO É MUITO SIMPLES SOMENTE NÓS PENSARMOS NOS FILMES QUE OLHAMOS ,ENSINA MUITAS MALANDRAGENS, não preciso explicar somente reflitam. E as pessoas se espelham com estas coisas e agem seguindo aquele ensinamento, buscando conhecimento sobre aquilo, com pessoas que já faziam anteriormente.... E ESTAS PESSOAS QUANDO FAZEM O MAL ATRAVÉS DO CONHECIMENTO QUE ELES BUSCAM, ISSO É PARA SI PRÓPRIO, NÃO PARA O PRÓXIMO, PARA FAVORECER A SI PRÓPRIO CEGANDO AS PESSOAS COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS E CONDUZINDO-AS A PERDIÇÃO, PORQUE ISSO? PORQUE É O CONHECIMENTO DO MAL E TEM UM PORÉM TUDO QUE O HOMEM SEMEAR CERTAMENTE CEIFARÁ....

Vejamos " O CONHECIMENTO DO BEM"

O conhecimento do bem é apenas quando buscamos com o intuito de fazer o bem para o próximo, sempre para edificar.... Mesmo buscando o conhecimento do bem podemos nos tornar mal, vejamos bem: podendo nos tornar pessoas arrogantes, soberanas, altivas e totalmente mascaradas.... E outra, conhecer sem vivenciar não é conhecimento completo e sempre precisamos ter Metas e objetivos nas nossas buscas.... buscando o que e para que? Onde vc quer chegar com seu conhecimento? Para o bem ou para o mal?

Medite neste site: www.palavracriativa.org.br

Grato
Reginaldo Roldão de Matos