quarta-feira, 30 de julho de 2008

Qual é o Verdadeiro Significado de Não Adorar Imagens?


Idolatria é prestar homenagem à imagens de Jesus, da Virgem Maria, de Santo Antônio e dos outros Santos. Para muitos Idolatria é servir essas imagens, é fazer orações à elas, é fazer procissões com as imagens, fazer promessas à Santos, dobrar os joelhos às imagens dos Santos, etc.

Peguei este parágrafo do site:


MINHA COLOCAÇÃO:

Que imagens realmente não devemos adorar para não nos perdermos? Será que são imagens de santos, anjos, deuses, orixás, cablocos, pretos-velhos, etc.?

Será que não são outros tipos de imagens (apegos)?

Exemplo 1: Quantos santos e famosos foram mudados suas fisionomias para poderem serem aceitos pelos seus "adeptos", será que se a verdadeira imagem de Jesus e de outros vários santos e famosos fossem divulgadas, muitos iriam aceitar eles como Messias/profeta/Santos e respeitados em suas idéias?

Exemplo 2: Quantos de nós adoramos as pessoas pelo o que elas possuem, acabando nos tornando pessoas materialmente interesseiras (Carros, casas, apartamentos, status social, posições na sociedade, dinheiro, ouro, prata, vestimentas, estética, etc.) e deixamos de admirar o ser humano pelo o que ele possue em termos para contribuir na evolução filosófica-religiosa-científica.

Exemplo 3: Bens materiais são ferramentas para contribuir na evolução e na qualidade de vida e não o contrário disto, em forma de exibimento e para ostentação.
"Que Imagens realmente estamos adorando, para nos perder tanto?"
Deixo meu parecer para reflexão e posteriores argumentos!
Silvia Roldão Matos

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe de uma coisa, sou evangélica e nunca tinha pensado por este ângulo, mais que faz muito sentido faz, na igreja mesmo tem muitas pessoas que vivem adorando o que os outros têm, até mesmo o pastor, os que menos têm, não têm tanta atenção e dedicação quanto aos que possuem mais, não sei qual é a sua religião Silvia, na minha igreja não têm imagens de santos para adoração, mas só adoramos Jesus Cristo e nosso Deus Pai, mas lendo o que você escreveu, percebi o que já tinha percebido de muitos que freqüentam lá, não só lá como também no ambiente de trabalho. Muito linda, vou continuar refletindo e levar isto para minha igreja. Que a luz do senhor sempre esteja presente no seu coração. Abraços.