terça-feira, 29 de julho de 2008

O que eu não concordo com o Espiritismo Federado?

Esta pergunta recebo em seguida, então acredito que colocar meu ponto de vista relacionado à doutrina, apesar de ser uma das que eu estudo, observo e pesquiso; minhas críticas são várias, então vou procurar resumir da melhor forma possível.
O ponto positivo da doutrina é ver pessoas realmente buscarem ser melhores com elas mesmas e com outras pessoas; tratando mais da sua saúde mental, física e de relações. Mas quando se trata em termos de estudos, trocas de informações, experiências, conhecimento, pesquisas, ligação com o universo, muito poucos se salvam.

Críticas:

O espiritismo diz ser uma tríplice aliança perfeita de (Religião-Filosofia-Ciência), a qual descordo totalmente, ao meu ver cada ser para ser completo, precisa estar religado ao universo ou à Deus, ter conciência da vida, pesquisar e estudar de forma científica para o próprio indivíduo ser o triângulo e não buscar um indivíduo que tem conhecimento científico (intelectual), outro que tem o religioso e outro que tem o filosófico para se formar a tríplice, pois se debate muito da união da religião com a ciência, e muitos que estão na religião discutindo isto, não estão buscando o conhecimento científico-Intelectual (Universidade e Faculdades).

Muita imaturidade da doutrina em não aceitar outros pontos de vistas e críticas construtivas. Pesquisando várias pessoas que já frequentaram estudos e mesas mediúnicas em casas espíritas, disseram que estavam desgostosos com a doutrina por motivo de muitos não poderem expressar, discutir e fazer críticas do que não estavam gostando.

Em relação à estudos na grande maioria das vezes, não é viável e possível discussões de certas áreas científicas e outras várias maneiras de se religar à Deus. Como ela diz acompanhar a ciência, se não aceita todos os fatos e as pesquisas de diversas áreas do conhecimento. Acompanhando algumas pesquisas que são de manipulação, interesseira e forjadas .

Conformista em parte, sempre "alguém" vai fazer algo e se fizer este algo é discutido que suas ações foram relacionada à vidas passadas ( O caso da Menina Isabela, tinha alguns centros debatendo que a menina não era vítima, era uma devedora de vida passada, ou seja uma vilã), muitos acabam se tornando frios diante de certas situações e sempre com aquela velha história "nada é por acaso", realmente nada é por acaso, sempre se tem algum interesse positivo ou negativo por trás.

Dizem que o processo de colonização, os que tornaram escravos, foram pessoas que tinham que passar por aquilo, que eram espíritos devedores e tinham que passar por este sofrimento. E as pessoas que hoje sofre pela miséria é porquê têm que passar por isto. Desde a colonização, as pessoas nunca conseguiram se organizar, pois aniquilaram culturas, muitas pessoas ficaram sem norte, sem rumo, sem referencial em suas vidas, muitos valores e conhecimentos totalmente destruídos.

Pessoas que trabalham em mesas mediúnicas de casas federadas, muitas vezes não fazem idéia com qual energia estão lidando, por isto de aprofundar em estudos para melhor entendimento.

Pessoas querendo ser o que não são e com inveja de outras. Disputa por poder dentro de muitas casas e estes mesmos são os que afastam muitas pessoas das casas.

Uma pessoa me fez a seguinte pergunta: Se o espiritismo poderia ser o Anti-Cristo? E eu respondi que SIM, que PODERIA ser mais UM!

Fiz minha colocação de algumas críticas que tenho em relação à doutrina , mas continuo me aprofundando nos estudos!

Silvia Roldão Matos

Nenhum comentário: